Notícias

INAUGURAÇÃO CENTRO DE DIA DOS FLAMENGOS e JARDIM BOTÂNICO DO FAIAL

26 junho 2019
INAUGURAÇÃO CENTRO DE DIA DOS FLAMENGOS e JARDIM BOTÂNICO DO FAIAL

No passado dia 26 de Junho o presidente do Governo dos Açores Dr. Vasco Cordeiro presidiu à cerimónia de inauguração do Centro de Dia dos Flamengos, na Ilha do Faial.

A empreitada foi adjudicada à AFAVIAS Açores e consistiu na construção de um edifício destinado a centro de convívio de idosos com capacidade de 20 a 30 utentes e cuidadores.

Na mesma semana e também numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, foi inaugurada a obra do Jardim Botânico do Faial.

A área de intervenção totalizou 7940 m2 e consistiu na ampliação do jardim já existente, estruturado por uma rede orgânica de caminhos pedonais e pontes; a construção de um edifício de apoio; construção de reservatório com capacidade de 392 m3 para aproveitamento de águas pluviais para rega e outros fins; execução da rede de rega; construção de um lago e a restauração e adaptação de edifício devoluto à instalação do banco de sementes, incluindo áreas de laboratório, escritório e instalações sanitárias.

Com esta obra o Jardim Botânico do Faial duplicou a sua área, passando a ocupar cerca de 1,5 hectares. O Banco de Sementes dos Açores passa a ocupar melhores instalações, permitindo uma maior e mais eficiente capacidade de conservação das espécies.

 Outro elemento de destaque no espaço é a área de estufa, com cerca de 800 m2, que alberga o novo Orquidário dos Açores composta por cerca de 5.000 orquídeas, representando 320 tipos e 51 géneros.