Apoios Sociais

O Grupo AFA tem vindo a desenvolver nos últimos anos, vários projetos de índole social, desportiva e cultural, indo esta componente de responsabilidade social muito para além da criação de emprego e do contributo ao desenvolvimento dos locais onde o Grupo AFA está inserido. Se é verdade que a criação de postos de trabalho, o pagamento atempado de salários e contas com os nossos parceiros, é por si só uma atitude socialmente responsável, não é menos verdade também, que todo o apoio que possa ser transmitido aos mais carenciados e desprotegidos, sobretudo daqueles que socialmente interagem connosco, nos torna ainda mais responsáveis.

 

Aos nossos clientes, procuramos prestar um serviço de excelência e exceder as suas expetativas; com os nossos fornecedores, pretendemos manter uma relação de parceria, mutuamente benéfica; junto dos nossos colaboradores, fomentamos o conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional.


Ao longo dos anos o Grupo AFA tem apoiado várias entidades sem fins lucrativos e de apoio social. Contribuímos localmente com bens e géneros alimentares, roupas e outros, ajudando diretamente a população que connosco convive, sobretudo nas obras que temos em Angola.

 

Destacamos a importância atribuída à juventude da nossa sociedade através do Apoio Social de Educação, criado em 2011, pelo Grupo AFA. Este apoio conta já com a atribuição de cerca de 500 bolsas de estudo anuais desde a sua criação, totalizando um valor acumulado que ascende a 700 mil euros. O Comité de Seleção do Grupo AFA privilegia os colaboradores e seus descendentes diretos na atribuição das bolsas e ao haver ainda disponibilidade de apoio, considera as candidaturas de outros estudantes com bom aproveitamento escolar.

 

As bolsas de estudo contribuem para o financiamento das despesas inerentes à frequência do Ensino Universitário. O valor da bolsa é atribuído de acordo com o valor das propinas de cada aluno, sendo que em muitos casos cobre a sua totalidade.

 

No âmbito do Apoio Social de Educação celebrámos, ainda, um protocolo com a UMa – Universidade da Madeira, apoiando com uma bolsa de estudo anual, 3 estudantes do curso de Engenharia Civil.

 

O apoio social transmitido visa, não só, criar e ajudar uma forte relação com a sociedade, bem como, provar que vale a pena constituir boas empresas, sólidas e cumpridoras das suas obrigações para com a sociedade.

O respeito pelos direitos humanos, a valorização dos nossos colaboradores, a proteção do ambiente e cumprimento dos princípios éticos e sociais, têm sido uma constante no exercício da atividade do Grupo AFA.

 

Segue abaixo uma lista não exaustiva de ações e eventos demonstrativos do esforço das sociedades e dos colaboradores do Grupo AFA em concretizar os objetivos corporativos de responsabilidade social:

 

Época natalícia  entrega de cabazes alimentícios a colaboradores mais carenciados da AFA num valor acumulado de 500 euros.   
Apoios à educação de filhos de colaboradores mais carenciados da AFA.


Situações de catástrofes naturais com intervenção da AFA e CTM pro bono como por exemplo as catástrofes do 20 de fevereiro de 2010 e os incêndios de 9 de agosto de 2016.


Desde 2011 – Atribuição de bolsas de estudo com cobertura total das propinas a 327 alunos (colaboradores ou filhos de colaboradores do Grupo AFA).


2014 – Oferta de prendas de Natal às crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Paulo.

 

2014  Lar de Crianças e Jovens do Hospício da Princesa D. Maria Amélia com a contribuição de prendas para as crianças do lar.


2015  Aconchego - Centro de Acolhimento Temporário Para Crianças em Risco com oferta de uma PlayStation para as crianças do centro.


2016 – Corrida Solidária AFA em que o valor arrecadado de 3.600€ reverteu a favor do CAO - Centro de Atividades Ocupacionais da Ponta do Sol.


2016 – Acompanhamento alimentar de colaboradores da Savoy Hotels & Resorts.


2016 – Vacinação dos colaboradores de todo o Grupo AFA.


2016 - Doação de artigos à Santa Casa da Misericórdia da Calheta aquando da remodelação da hotel Savoy Calheta Beach.

Cultura e Desporto

O Grupo AFA tem deixado também a sua marca no apoio e na promoção de atividades culturais e desportivas. Com carácter cultural, salientam-se a contribuição à manutenção e reconstrução das igrejas do Arco da Calheta no concelho da Calheta e da Serra D’Água na Ribeira Brava, tendo o apoio totalizado 12.000 €. Com este apoio o Grupo AFA contribuiu para a perenidade de obras arquitetónicas e religiosas, com forte influência na população local, privilegiando a preservação de edifícios históricos e influenciando a educação dos jovens dessas paróquias.

 

A nível desportivo, o Grupo AFA continua a incentivar uma maior proximidade dos seus colaboradores à sociedade, proporcionando um ambiente de trabalho saudável com a promoção de atividades desportivas. Nesse sentido, o CE – Comité da Empresa celebrou um protocolo com um ginásio de fisioterapia regional para realização de atividades de manutenção física, de apoio desportivo e correção de postura de trabalho, acompanhamento de valores físicos, de saúde e bem-estar, para além de proporcionar outras atividades extralaborais.

 

Adicionalmente, o CE organiza há vários anos o torneio anual de futebol do Grupo AFA, contando com a presença de mais de 80 participantes. Trata-se do evento desportivo mais antigo organizado dentro do Grupo AFA, contando  com um acréscimo da adesão e entusiasmo por parte de todos os trabalhadores nos últimos anos.

 

Ainda a nível desportivo, a equipa ATLAFA – Atletismo Grupo AFA, tem dinamizado e estado presente em vários eventos organizados a nível regional pela AARAM – Associação de Atletismo da Madeira, bem como participado em diferentes eventos regionais de trail, algumas corridas de estrada e ainda na meia maratona de Lisboa. A ATLAFA tem tido um forte crescimento e dinamismo o que naturalmente incentiva o aparecimento de novos atletas e o querer desafiar novos e maiores objetivos. A nível de participações nos eventos de trail na RAM destaca-se já uma vitória, a nível geral e absoluto, para um atleta da ATLAFA.