O Grupo AFA tem vindo a desenvolver nos últimos anos, vários projetos de índole social, desportiva e cultural, indo esta componente de responsabilidade social muito para além da criação de emprego e do contributo ao desenvolvimento dos locais onde o Grupo AFA está inserido. Se é verdade que a criação de postos de trabalho, o pagamento atempado de salários e contas com os nossos parceiros, é por si só uma atitude socialmente responsável, não é menos verdade também, que todo o apoio que possa ser transmitido aos mais carenciados e desprotegidos, sobretudo daqueles que socialmente interagem connosco, nos torna ainda mais responsáveis.
Aos nossos clientes, procuramos prestar um serviço de excelência e exceder as suas expetativas; com os nossos fornecedores, pretendemos manter uma relação de parceria, mutuamente benéfica; junto dos nossos colaboradores, fomentamos o conhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ao longo dos anos o Grupo AFA tem apoiado várias entidades sem fins lucrativos e de apoio social. Contribuímos localmente com bens e géneros alimentares, roupas e outros, ajudando diretamente a população que connosco convive, sobretudo nas obras que temos em Angola.
Destacamos a importância atribuída à juventude da nossa sociedade através do Apoio Social de Educação, criado em 2011, pelo Grupo AFA. Este apoio conta já com a atribuição de cerca de 500 bolsas de estudo desde a sua criação, totalizando um valor acumulado que ascende a 700 mil euros. O Comité de Seleção do Grupo AFA privilegia os colaboradores e seus descendentes diretos na atribuição das bolsas e ao haver ainda disponibilidade de apoio, considera as candidaturas de outros estudantes com bom aproveitamento escolar.
As bolsas de estudo contribuem para o financiamento das despesas inerentes à frequência do Ensino Universitário. O valor da bolsa é atribuído de acordo com o valor das propinas de cada aluno, sendo que em muitos casos cobre a sua totalidade.
No âmbito do Apoio Social de Educação celebrámos, ainda, um protocolo com a UMa – Universidade da Madeira, apoiando com uma bolsa de estudo anual, 3 estudantes do curso de Engenharia Civil.
O apoio social transmitido visa, não só, criar e ajudar uma forte relação com a sociedade, bem como, provar que vale a pena constituir boas empresas, sólidas e cumpridoras das suas obrigações para com a sociedade.
O respeito pelos direitos humanos, a valorização dos nossos colaboradores, a proteção do ambiente e cumprimento dos princípios éticos e sociais, têm sido uma constante no exercício da atividade do Grupo AFA.
Segue abaixo uma lista não exaustiva de ações e eventos demonstrativos do esforço das sociedades e dos colaboradores do Grupo AFA em concretizar os objetivos corporativos de responsabilidade social:
Época natalícia – entrega de cabazes alimentícios a colaboradores mais carenciados da AFA num valor acumulado de 500 euros.
Apoios à educação de filhos de colaboradores mais carenciados da AFA.
Situações de catástrofes naturais com intervenção da AFA e CTM pro bono como por exemplo as catástrofes do 20 de fevereiro de 2010 e os incêndios de 9 de agosto de 2016.
Desde 2011 – Atribuição de bolsas de estudo com cobertura total das propinas a 327 alunos (colaboradores ou filhos de colaboradores do Grupo AFA).
2014 – Oferta de prendas de Natal às crianças da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de São Paulo.
2014 – Lar de Crianças e Jovens do Hospício da Princesa D. Maria Amélia com a contribuição de prendas para as crianças do lar.
2015 – Aconchego - Centro de Acolhimento Temporário Para Crianças em Risco com oferta de uma PlayStation para as crianças do centro.
2016 – Corrida Solidária AFA em que o valor arrecadado de 3.600€ reverteu a favor do CAO - Centro de Atividades Ocupacionais da Ponta do Sol.
2016 – Acompanhamento alimentar de colaboradores da Savoy Hotels & Resorts.
2016 – Vacinação dos colaboradores de todo o Grupo AFA.
2016 - Doação de artigos à Santa Casa da Misericórdia da Calheta aquando da remodelação do hotel Calheta Beach.
2018 e 2019 – Distribuição de vouchers às famílias mais carenciadas do Concelho da Calheta.
2020 – Donativo de equipamentos, dez tablets, dois routers e um computador portátil, à EB1/PE/C do Lombo do Guiné, no Arco da Calheta