O conhecimento e a competência são chaves mestras para o desempenho da organização. Ao longo da sua história, pela necessidade e pela procura de valor acrescentado, o Grupo AFA tem procurado desenvolver vários programas de formação para os seus colaboradores, adaptados à posição da empresa nos mercados onde atua e aos objetivos a atingir no seu plano estratégico.
As necessidades de formação são de diversa índole e transversais a todos os departamentos e áreas de atuação. Sendo uma empresa de construção civil, a componente técnica das engenharias e ciências congéneres tem sido obviamente privilegiada, pois é desse saber que se sustenta a arte de construir. Em paralelo e por necessidade óbvia, as áreas de desenho assistido, projeto, orçamentação e arquitetura têm igual preponderância nos planos de formação.
Dado que grande parte da atividade do Grupo AFA se suporta no fornecimento interno às obras de materiais e equipamentos, as formações nas áreas de serralharia, carpintaria, mecânica ligeira e pesada, laboratórios, unidades de produção de betão, betuminosos e agregados, geotecnia, inertes, eletricidade industrial, mecatrónica, inspeção de equipamentos, gestão de resíduos industriais e monitorização de sistemas de gestão da produção.
Considerando que toda a dinâmica administrativa do Grupo AFA é concretizada e gerida interna e centralmente, existem estruturas que alicerçam o desenho organizacional e que incluem um conjunto de direções e departamentos que chamam a si diferentes responsabilidades. Para capacitação desse desempenho, todas as áreas de responsabilidade precisam de ser capacitadas e atualizadas no conhecimento. Assim, ao longo dos anos, diversas formações têm sido ministradas, congregando diferentes áreas do conhecimento de carácter mais administrativo, nomeadamente a Contabilidade e a Auditoria, a Gestão de Recursos Humanos, o Controlo de Custos, a Legislação e as Alterações Fiscais, a Contração Pública, as Práticas Financeiras e bancárias, o Marketing e o Desenvolvimento Comportamental e Corporativo.
Algumas das decisões de desenvolvimento da atividade fundamentaram também a concretização de várias formações, como são exemplos o curso de Espanhol no quadro da internacionalização para o mercado latino-americano e o curso de Legislação Imobiliária, no quadro do incremento cabal deste nicho de atividade nos últimos e para os próximos anos.
A internacionalização e o crescimento estrutural do grupo criam novos desafios e novas responsabilidades e só a preparação dos recursos humanos permite aptidão para responder de acordo com os pergaminhos até agora atingidos.