Sustentabilidade

Conhecedor da sua responsabilidade para com a comunidade onde está inserido, o Grupo AFA, no desenvolvimento da sua atividade, tem sempre procurado operar de forma sustentada.

 

Consciente da fragilidade do Meio Ambiente e da sustentabilidade dos recursos naturais, o Grupo AFA consolidou a inclusão das melhores práticas ambientais nas atividades desenvolvidas, privilegiando o respeito pelas regras ambientais. O Grupo AFA tem vindo a assumir um papel cada vez mais ativo no tratamento dos resíduos, de forma a reduzir os impactos ambientais, a prevenir a poluição e a preservar os recursos naturais.

 

Nesse sentido o Grupo AFA tenta, em todas as suas decisões, conciliar o progresso económico e a criação de riqueza, com respeito por todos com quem interage e pelo meio ambiente, através duma atuação baseada em princípios e valores éticos. Nos processos internos integramos procedimentos e práticas de prevenção e minimização de riscos ambientais e promovemos iniciativas de sensibilização com vista à preservação destes valores.

Sistema de Gestão Integrado

Sistema de Gestão Integrado

O grupo AFA orgulha-se de cumprir com os mais rigorosos requisitos normativos internacionais, nas diversas áreas de atuação.

Destaque especial para a certificação do Sistema de Gestão Integrado em Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho, implementado na principal área de negócio – a Construção Civil e Obras Públicas, que teve o início da sua implementação em 2005.

Atuar com qualidade, com respeito pelo meio ambiente e com zelo pela segurança e saúde de todos os seus colaboradores, são valores intrínsecos a todas as suas atividades.

A certificação das empresas do Grupo AFA oferece aos nossos clientes, fornecedores, parceiros, e todas as partes interessadas, a garantia de que os nossos procedimentos e processos estão em cumprimento com os mais altos padrões definidos nas normas internacionais e em compromisso com todo o enquadramento legal aplicável às nossas áreas de atividade (Comunitária, Nacional e Regional). 

 

Certificações em Engenharia e Construção:

 

Certificação em Qualidade, de acordo com os requisitos da ISO 9001.

Certificação em Ambiente, de acordo com a ISO 14001.

Certificação em Segurança, de acordo com a OHSAS 18001.

 

Qualidade

Enquadrados pela inovação e dado que a atividade empresarial é dinâmica, competitiva e em constante mutação, especialmente num mundo globalizado dominado pela incerteza, acreditamos que a criação de valor, gerado por estes processos, baseados numa abordagem sistémica empresarial, alavanca vantagens competitivas cada vez mais importantes na diferenciação empresarial a nível global.

Implementado em 2005 o Sistema de Gestão Integrado da AFAVIAS, foi alvo de certificação em agosto de 2007. Desde então foi desenvolvido, na base do Sistema de Gestão, um modelo orientado para a melhoria contínua que garante a qualidade transversal de todas as suas atividades e produtos desenvolvidos, indo ao encontro dos requisitos e expectativas dos seus clientes.

 

A área de negócio da engenharia e construção obtém atualmente certificação para “Produção e expedição de agregados, betão, misturas betuminosas e artefactos de betão” e para os “Ensaios laboratoriais a materiais de construção e estudos de formulação de misturas betuminosas e hidráulicas”. Orgulha-se ainda de ser detentora do primeiro Certificado Nº 0001.BET/2008, que certifica o betão.

Atualmente o Grupo AFA é reconhecido por um vasto conjunto de certificações, o que representa uma aposta na inovação e liderança do mercado, sobretudo no que concerne à engenharia e construção.

Ambiente

A Certificação Ambiental da AFAVIAS reflete o reconhecimento, a operacionalização e a implementação dos princípios e valores ambientais na área da construção civil e obras públicas. Durante o processo de certificação, a AFAVIAS definiu boas práticas de acordo com o cumprimento dos requisitos legais ambientalmente aplicáveis e os aspetos ambientais associados às atividades e aos produtos e serviços que possam causar impactos no Ambiente, minimizando-os, prevenindo a poluição e preservando os recursos naturais e o Meio Ambiente.

 

Estas boas práticas foram potenciadas com o desenvolvimento do projeto de Certificação do Sistema de Gestão Ambiental em julho de 2010, projeto que culminou com a certificação em fevereiro de 2012, consolidada em fevereiro de 2013 e renovação de ciclo durante 2014 para o triénio 2014 - 2017.

Segurança

Embora a Segurança e Saúde no Trabalho tenha sido sempre uma preocupação do grupo, só a partir de 2003 é que a sua organização e controlo foram sistematizados no âmbito dum departamento específico. 

Como comprovativo da preocupação do Grupo AFA, a AFAVIAS recebe a certificação de Segurança e Saúde em fevereiro de 2012, concluindo um longo processo de implementação de corretas práticas laborais, iniciado em julho de 2010. Durante o ano de 2015 a sua consolidação foi garantida através da renovação da certificação.
 

Com este reconhecimento pretende-se não só garantir a proteção e bem-estar de todos os colaboradores no local de trabalho, como também o acompanhamento da evolução e das exigências legais, cada vez mais crescentes, nomeadamente no setor da construção civil.

Desde então têm sido realizadas diversas ações de formação e de sensibilização com vista ao desenvolvimento duma cultura preventiva. O objetivo é antecipar, identificando e avaliando os riscos a que todos os colaboradores estão sujeitos, no âmbito da realização das suas tarefas, de modo a evitar acidentes laborais.

 

Para tal a, o Grupo AFA reforçou a sua aposta na prevenção dos riscos profissionais, aumentou o número de ações de formação e sensibilização na área da segurança, incidindo muito na questão das lesões músculo-esqueléticas na área de engenharia e construção, para melhorar os indicadores de sinistralidade.

 

Com o esforço e preocupação que a empresa tem vindo a desenvolver, verifica-se que os níveis dos índices de sinistralidade têm melhorado significativamente a nível global desde 2013. Não obstante, e porque o Grupo AFA continua empenhado em reduzir os seus índices de sinistralidade em prol dos seus colaboradores, foi reiterada a aposta na formação e nas campanhas de sensibilização, não só a nível de proteção individual mas também na coletiva, de forma a atingir uma melhor prevenção dos acidentes laborais.

Qualidade, Ambiente e Segurança na Hotelaria

 

Fruto dos tempos novos que atravessamos, o Grupo AFA faz da defesa do ambiente, da segurança dos seus clientes e colaboradores e da responsabilidade social nas comunidades onde se inserem os seus hotéis, um ponto de honra. A assunção destes objetivos tem como condição essencial o envolvimento tanto dos próprios hóspedes como dos funcionários. Os primeiros através das suas tomadas de decisão e opções enquanto utilizadores dos nossos serviços. Os segundos em resultado de ações de formação e consciencialização que resultam na sua participação nos diversos programas implementados.

 

São já diversos os prémios recebidos pelas nossas unidades Royal Savoy Resort, Savoy Saccharum Resort, Savoy Calheta Beach e Savoy Gardens que nos certificam como defensores do turismo sustentável ao nível dos recursos naturais, da promoção social e cultural das comunidades locais e da qualidade e segurança alimentar.

 

Galardão Travelife Nível Ouro

 

Galardão Green Key (Associação Bandeira Azul de Europa)

 

Distintivo Ambiental (Secretaria Regional da Cultura, Turismo e Transportes)

 

Higiene e Segurança alimentar HACCP nível Ouro

 

Eco Hotel