Apresentação

Fundado em 1980 na Região Autónoma da Madeira, o Grupo AFA é hoje um grupo empresarial com uma dimensão internacional consolidada e com interesses em diversas áreas de negócio, preservando, no entanto, como sua atividade principal a construção civil e as obras públicas.

 

No contexto internacional o continente Africano continua a ser a área geográfica que concentra os maiores interesses do Grupo AFA. Foi neste Continente que, em 2007, na Mauritânia e Senegal, o Grupo AFA iniciou a sua expansão internacional; e continua a ser neste continente que tem hoje o seu principal mercado, na Republica de Angola.

 

Além da Madeira onde é líder de mercado no sector da construção civil e obras públicas, o Grupo AFA está também presente em Portugal Continental e nos Açores, mantendo interesses em diversas áreas de negócio e procurando em todas ser uma referência de modernidade, consistência e confiança, que constituem as caraterístícas específicas da sua cultura e da sua forma de atuar nos mercados onde está presente.

Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente

Foi com trabalho árduo, dedicação, imaginação e muito rigor, técnico e financeiro, que, ao longo dos últimos trinta anos, se foi construindo, desenvolvendo e consolidando a atividade do Grupo AFA.


Para alcançar as metas a que sempre se propôs, o Grupo AFA elegeu como seus objetivos fundamentais:
- A prestação de um serviço cada vez melhor aos clientes;
- A criação de riqueza e bem-estar;
- A atuação fundada em critérios de rigor e exigência;
- A implementação de métodos ambientalmente adequados e sustentáveis;
- O fortalecimento da responsabilidade social do Grupo nos meios em que atua.

Foi alicerçado com a dedicação de todos - dirigentes e colaboradores - que o Grupo AFA cresceu, se modernizou, expandiu e internacionalizou e conseguiu ultrapassar as fases menos favoráveis com que se foi deparando.

E é com esta mesma atitude - rigor técnico e financeiro, trabalho árduo e espírito de missão - que, estou certo, o Grupo AFA será capaz de, criando as suas próprias oportunidades, prosseguir o seu caminho, responder aos desafios que se lhe colocam e reforçar a sua posição no mercado global.

No entanto, neste mundo fortemente competitivo, tão importantes como a capacidade técnica e financeira, são a dedicação, o espírito de cooperação dentro do Grupo e, sobretudo, a capacidade de sacrifício e adaptação às novas realidades e exigências da globalização.

 

A internacionalização da nossa empresa é já um dado adquirido e uma necessidade cada vez mais premente.

 

Manteremos o espírito de grupo, de forte cultura da empresa e de grande colaboração e dedicação entre todos os nossos trabalhadores, sempre com o objectivo de reforçar a nossa presença nos mercados onde actuamos, com elevado profissionalismo e espírito competitivo, procurando fazer mais e melhor, sobretudo numa época difícil e de indefinições.

 

A valorização pessoal e de grupo, e o reconhecimento profissional e incentivo sobre o mérito, continuarão a fazer parte da nossa filosofia de trabalho, impulsionando e abraçando novos desafios, com o mesmo vigor, empenho e dedicação.

 

Internacionalização

No seguimento das tendências internacionais, o Grupo AFA procurou tirar partido da globalização, explorando oportunidades de negócios noutros mercados.


Neste sentido, e fruto de um grande esforço comercial, são em 2007, adjudicadas em consórcio ao Grupo AFA duas obras de estradas, uma na Mauritânia e outra no Senegal.

Simultaneamente o Grupo AFA procurou entrar no mercado Angolano, inicialmente com a adjudicação de obras de estradas. A implantação do grupo em Angola materializou-se com a constituição de uma sucursal da AFAVIAS e com a implementação de uma estrutura capaz de fazer face às novas exigências a que se propôs, encontrando-se presentemente em fase de expansão, tendo já a sua presença consolidada em oito províncias.

 

Neste momento, o Grupo AFA está em vias de alargar a sua presença internacional a mais dois mercados – Colômbia e Guiné Equatorial – tendo no primeiro país constituído a segunda sucursal da AFAVIAS, a 5 de agosto de 2016, enquanto no segundo país a constituição da sucursal se encontra numa fase final.