A AFAVIAS, Engenharia e Construção, promoveu, financiou e elaborou em conjunto com várias entidades,  dois Projetos de Investigação e Desenvolvimento, inseridos no Programa Português de I&D, associado aos grandes contratos públicos. 

A DISCIPLINA DOS TRABALHOS A MAIS NO CCP PORTUGUÊS E A IMPORTANCIA DE APLICAÇÕES COMO O PRONIC E BIM

O presente projeto, integrado no Programa Português de Investigação e Desenvolvimento associado aos Grandes Contratos Públicos, tem como objetivo a análise da disciplina dos trabalhos a mais, enquadrado na moldura legal em vigor e nas exigências que esta introduz no processo construtivo. O caso de estudo beneficia da implementação da metodologia ProNIC que visa, entre outros objetivos, a sistematização de procedimentos em conformidade com a legislação e a normalização de conteúdos técnicos. Adicionalmente desenvolveram-se atividades de enquadramento da temática, como um inquérito ao setor e uma reflexão sobre as tendências de inovação. No que diz respeito ao inquérito evidencia-se a análise dos resultados obtidos, bem como a avaliação do seu alinhamento com os resultados de um relatório de auditoria do Tribunal de Contas. Relativamente à inovação desenvolve-se uma análise das metodologias e dos seus impactos seus impactos no processo construtivo.

 

Projeto
  • PUBLICAÇÃO - A DISCIPLINA DOS TRABALHOS A MAIS .PDF

1,2 MB download
  • RELATÓRIO SÍNTESE - A DISCIPLINA DOS TRABALHOS A MAIS NO CCP PORTUGUÊS .PDF

0,9 MB download
  • GUIÃO DO PROJECTO SUBMETIDO Á CAF .PDF

1,0 MB download
  • ANEXOS .7Z

224,0 MB download

A aplicação aos Projetos de Engenharia do regime de Erros e Omissões do Código dos Contratos Públicos

No âmbito do Contrato da Empreitada nº 9/878/CA/C – “Empreitada de Execução das Obras de Modernização para a fase 2A do Programa de Modernização das Escolas com Ensino Secundário – Lote 2AN5 - Escola Secundária de Tomáz Pelayo e Escola Secundária de Paredes”, de 22 de Maio de 2009, a AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A., apresenta o Projeto de Investigação e Desenvolvimento, a que se refere a cláusula 33.9 do Caderno de Encargos da Empreitada e o nº 7 do Artigo 42º do Código dos Contratos Públicos, denominado “A aplicação aos Projetos de Engenharia do regime de Erros e Omissões do Código dos Contratos Públicos – Case Study das Escolas do Lote 2AN5 para a Parque Escolar, E.P.E.